Avançar para o conteúdo

11 Curiosidades Sobre Vulcões que você deveria saber

A estrutura do vulcão é constituída por uma câmara magmática, uma cratera vulcânica, um cone, uma chaminé e, em alguns casos, há saídas laterais ou periféricas (chaminés secundárias). Os vulcões são definidos como fraturas ou aberturas na superfície terrestre por onde são expelidos materiais que têm origem no interior da Terra, como lava, gases e outros materiais chamados de “piroclastos”.

Quando se fala de Vulcão não há quem não se assuste afinal é um poder muito destrutivo que já se manifestou diversas vezes.  Veja A Seguir 11 Curiosidades Sobre Vulcões que você deveria saber.

1. Existem Três tipos principais de vulcões:

Embora os vulcões sejam todos feitos de magma quente que atinge a superfície da Terra e entra em erupção, existem diferentes tipos.

1- Vulcões-escudo têm fluxos de lava com baixa viscosidade que fluem por dezenas de quilômetros; isso os torna muito largos com flancos suavemente inclinados. No geral são grandes estruturas vulcânicas com amplas áreas de cume e flancos com pequena inclinação, que apresentam um perfil muito parecido com “escudos de guerreiros”.


2- Vulcões monogenéticos são construídos por apenas uma erupção ou uma fase eruptiva, que pode persistir por dias, meses ou até alguns anos, mas é essencialmente uma erupção que envolve apenas um tipo de magma


3- Cones de Escórias, também conhecidos como Cinder Cones ou Cones de Tefras, são os tipos mais simples e mais comuns de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura.

2.Vulcão ativo há mais tempo do mundo

O Monte Yasur não é apenas uma montanha, ele é conhecido como o Farol do Pacifico devido a sua constante atividade desde 1774. Pela manhã uma visão desértica e cinzenta em torno de sua boca constantemente soltando fumaça. A noite é um verdadeiro show de luzes.

Mt. Yasur que inclui montanhas assim como uma criança sozinha
Fonte: Expedia. Veja mais aqui

3. Vulcões podem estar ativos, dormentes ou extintos

Um vulcão ativo é aquele que entrou em erupção em algum momento (nos últimos milhares de anos) mas que apresenta ainda sinais de atividade. Um vulcão adormecido é aquele que entrou em erupção em tempos históricos e acreditasse que pode a qualquer momento despertar ou iniciar suas atividades sísmicas. Um vulcão extinto é aquele que os cientistas acham que provavelmente não entrará em erupção novamente

4. Os Vulcões mais altos da Terra são vizinhos

O Maior Vulcão da Terra e o segundo maior ficam lado a lado no Havaí. Mauna Kea com 4.207 metros e seu Vizinho Mauna Loa com uma altitude de 4.169 metros. Ambos são vulcões-escudo que se erguem do fundo do oceano. Se você pudesse medir Mauna Kea da base do oceano até seu pico, teria uma altura real de 10.203 metros (e isso é maior do que o Monte Everest). Presta atenção nas nuvens.

Porém se não levarmos em consideração sua base dentro do oceano o posto de maior vulcão fica com o pouco conhecido Ojos del Salado (6898m)  de fato o vulcão mais alto do mundo e está localizado na fronteira entre o Chile e Argentina

Mauna Kea Sunrise Experience
Fonte: Viator
Mauna Kea from the ocean
Fonte: Wikipedia

5. O que acontece quando um vulcão entra em erupção?

Em uma erupção, gases e rochas sobem pela abertura e se espalham ou enchem o ar com fragmentos de lava. As erupções podem causar fluxos de lava, fluxos de cinzas quentes, deslizamentos de terra, avalanches, queda de cinzas e inundações.

O som de uma erupção de vulcão pode ser silencioso e sibilante ou explosivo e estrondoso. As rachaduras altas viajam centenas de quilômetros e causam os maiores danos, incluindo perda de audição e vidros quebrados.

6. Raios durante a erupção. Qual o motivo?

Os relâmpagos vulcânicos ocorrem principalmente dentro da nuvem de cinzas durante uma erupção e são criados pela fricção das cinzas correndo para a superfície. Aproximadamente 200 relatos desse relâmpago foram testemunhados ao vivo.

7. Qual foi a erupção mais mortal da terra?

As erupções mais mortais ocorreram na Indonésia, com dezenas de milhares de vidas perdidas por fome, tsunami (como resultado da erupção), fluxos de cinzas e lama.

8. Como é a cinza Vulcânica?

A cinza vulcânica fresca, feita de rocha pulverizada, pode ser áspera, ácida, arenosa, vítrea e fedorenta. As cinzas podem causar danos aos pulmões de pessoas idosas, bebês e pessoas com problemas respiratórios.

9. Vulcões podem crescer rapidamente:

Embora alguns vulcões possam levar milhares de anos para se formar, outros podem surgir e crescer em uma semana. Por exemplo, o vulcão Cinder Cone Paricutin apareceu em um milharal mexicano em 20 de fevereiro de 1943. Em uma semana, ele tinha 5 andares de altura e, no final de um ano, tinha crescido para mais de 336 metros. Terminou a sua cultura em 1952, a uma altura de 424 metros. Pelos padrões de geologia, isso é muito rápido.

1024px Paricutin
Karla Yannín Alcázar Quintero (photographer) – Scanned paper photo.

10. Países com maior número de vulcões ativos

Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

11. Existem Vulcões no Brasil?

No passado havia uma grande quantidade de vulcões em nosso território, afinal 80% do solo em todo o Mundo é oriundo de sedimentação vulcânica. Temos em nosso pais aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos. Os mais recentes não se manifestaram em nossa área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha.

0
Por favor deixe suas dúvidas e avaliações aquix