Avançar para o conteúdo

Como fazer vídeos curtos no YouTube: Guia completo para fazer em 5 minutos

Se você cria conteúdo nesta plataforma, é impossível ignorar os Vídeos Curtos do YouTube. Neste guia completo, vamos te ensinar a criá-los em apenas cinco minutos.

Como fazer vídeos curtos no YouTub

Em primeiro lugar, os Vídeos Curtos do YouTube devem ter no máximo 60 segundos de duração. Quanto à proporção, os espectadores assistem aos Vídeos Curtos do YouTube em dispositivos verticais, portanto, o formato deve ser retrato. Tente usar uma proporção de nove por 16. Você também pode usar o formato quadrado, mas, quanto mais você fizer isso, maiores serão as barras pretas no topo e na parte inferior da tela, o que é um desperdício de espaço.

Qualquer pessoa pode criar Vídeos Curtos do YouTube. Zero visualizações, zero inscritos? Comece seu canal hoje mesmo e seja criativo. Você pode criar Vídeos Curtos usando a ferramenta dedicada no aplicativo móvel do YouTube ou criá-los usando seu próprio editor de vídeos em um computador. Ao enviar o vídeo para o YouTube, ele será automaticamente identificado como um Vídeo Curto.

Acesso aos Vídeos Curtos do YouTube

Existem várias maneiras de acessar os Vídeos Curtos do YouTube hoje em dia, como na página inicial, na seção de Vídeos Curtos, na lista de inscrições, na página inicial de um canal, pesquisando no YouTube por Vídeos Curtos sobre um tópico específico, digitando #Shorts na barra de pesquisa do YouTube e na guia dedicada aos Vídeos Curtos ao lado da guia inicial na parte inferior do aplicativo do YouTube. Muitas dessas opções também estão disponíveis na versão para desktop do YouTube.

De acordo com o YouTube, mais de 50 bilhões de Vídeos Curtos são assistidos todos os dias. Isso representa uma grande oportunidade para os criadores de conteúdo.

Criando um Vídeo Curto

Para criar um Vídeo Curto dentro do aplicativo, toque no botão de adição (+) no topo da tela e, em seguida, selecione “Criar Vídeo Curto”. Esse botão vermelho grande é usado para gravar o vídeo. Conforme você grava, uma barra vermelha no topo da tela mostra quanto tempo de gravação você ainda tem. Você pode gravar quantos clipes quiser. Se precisar de mais de 15 segundos, toque aqui para ter até 60 segundos de tempo de gravação. O botão “Desfazer” permite excluir o último clipe gravado. Do lado direito, você tem várias opções criativas, como temporizadores, telas verdes, efeitos e filtros. O YouTube está sempre adicionando novos recursos, então explore-os.

Você pode adicionar músicas populares aos seus Vídeos Curtos por meio do botão no topo da tela. Basta pesquisar a música desejada, visualizá-la e adicioná-la diretamente ao vídeo durante a gravação. Se você usar esse recurso, seu Vídeo Curto não receberá reivindicações por direitos autorais, o que significa que você poderá monetizá-lo quando participar do Programa de Parcerias do YouTube. Você também pode adicionar clipes do seu telefone ao Vídeo Curto do YouTube. No entanto, se esses clipes contiverem músicas licenciadas, eles poderão receber reivindicações por direitos autorais, pois você não os adicionou por meio das ferramentas incorporadas do YouTube. O botão “X” permite excluir completamente um Vídeo Curto ou salvá-lo para mais tarde, e o símbolo de confirmação no canto inferior direito leva você para a próxima etapa, onde é possível fazer mais edições.

Por exemplo, se você quiser adicionar texto a um Vídeo Curto, poderá digitá-lo aqui e, em seguida, arrastar e cortar a linha do tempo para que o texto apareça apenas quando você desejar. Existem algumas outras opções de edição disponíveis aqui, mas, no final, você deverá tocar em “Próximo” no canto superior direito da tela para ir para a página de upload.

Título e Miniaturas

Agora é hora de fazer o upload do Vídeo Curto. A primeira etapa é adicionar um título. Essa é talvez a parte mais importante para a otimização do SEO do seu Vídeo Curto. Portanto, certifique-se de que seja facilmente pesquisável ou incrivelmente intrigante e mantenha-o com até 40 caracteres, se possível. Isso evitará que o título seja cortado quando as pessoas o veem no YouTube.

Em seguida, você pode selecionar uma miniatura. Isso permitirá que você percorra a linha do tempo do vídeo e escolha um único quadro que represente a miniatura. No entanto, você não poderá enviar uma miniatura personalizada, a menos que use um truque especial, mencionado no canto superior direito da tela.

Remixagem e Monetização

A funcionalidade de Remixagem de Vídeos Curtos permite que qualquer criador use o áudio e o vídeo do seu vídeo, desde que você concorde com isso. Vamos falar mais sobre isso posteriormente. Sempre recomendamos fazer upload de qualquer conteúdo no YouTube como não listado ou privado, para que o YouTube possa processá-lo corretamente e você possa verificá-lo.

Quando estiver pronto, é hora de fazer o upload. Esses são os conceitos básicos de como um criador faz um Vídeo Curto do YouTube. Se você achou este tutorial útil, não se esqueça de se inscrever. Mas e a perspectiva dos espectadores? Como eles interagem com os Vídeos Curtos do YouTube? Bem, a verdade é que eles interagem muito rapidamente. Os usuários podem deslizar rapidamente por vários Vídeos Curtos, pois é muito fácil de fazer. Eles também podem fazer todas as ações usuais, como curtir, comentar e compartilhar.

A caixa de descrição está um pouco escondida, localizada atrás dos três pontos no canto superior direito da tela, exigindo um toque adicional para ser acessada. Portanto, como uma dica profissional, aproveite os comentários fixados para adicionar sua própria chamada para ação.

A caixa no canto inferior direito é a fonte de áudio do Vídeo Curto do YouTube. Se você usar o recurso de adicionar som que mostramos anteriormente, ele será listado aqui. Caso contrário, será o áudio original do Vídeo Curto do YouTube, que qualquer pessoa pode pegar e usar em seu próprio vídeo ou utilizar a ferramenta de remixagem para criar seu próprio Vídeo Curto do YouTube com o áudio e vídeo do seu vídeo original. Para criadores tradicionais preocupados com a proteção de seu conteúdo, isso pode parecer um pouco assustador, mas todos que criam Vídeos Curtos do YouTube concordam com essas regras.

Análises e Monetização

As análises estão disponíveis para os Vídeos Curtos do YouTube e eles têm sua própria seção dedicada no YouTube Studio. É uma coleção bastante abrangente de dados, que você pode visualizar tanto no desktop quanto no celular.

Agora, a única pergunta que realmente importa: é possível ganhar dinheiro com os Vídeos Curtos do YouTube? Sim, é possível. Se você criar apenas Vídeos Curtos no YouTube, os requisitos são 1000 inscritos e 10 milhões de visualizações de Vídeos Curtos do YouTube nos últimos 90 dias. Você não precisa atingir um determinado número de horas assistidas. No entanto, se você também tiver 4.000 horas assistidas de conteúdo de longa duração, poderá monetizar os Vídeos Curtos do YouTube. Mas há um porém: o CPM (custo por mil impressões) para Vídeos Curtos é muito menor em comparação com o conteúdo de longa duração.


Discover more from Chama no ZAP

Subscribe to get the latest posts to your email.