Avançar para o conteúdo

História do WhatsApp. Um Fracasso de 19 Bilhões

História do WhatsApp. Quem utiliza hoje o aplicativo nem imagina que o app como conhecemos hoje foi descoberto em meio um fracasso. Quer saber a real história do WhatsApp? Continue lendo.

Quem inventou o WhatsApp?

O WhatsApp um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo foi criado pela dupla Jan Koum e Brian Acton, ambos veteranos do Yahoo.

Veja que diferente de muitos apps famosos como o Facebook, Instagram o WhatsApp não foi criado por jovens que ainda cursavam uma faculdade, mas por pessoas na casa dos trinta anos e com um emprego estável em uma renomada empresa.

O applicativo foi idealizado e desenvolvido por profissionais que já trabalhavam há um bom tempo no mercado de tecnologia para uma empresa conceituada. Mas não é qualquer empresa, Jan Koum e Brian Acton passaram quase 20 anos no Yahoo.

Mas o que levou estes dois profissionais a desenvolverem este que viria a se tornar um dos apps mais utilizados no mundo? Continue lendo.

Qual a ideia original do WhatsApp?

O App de mensagens mais famoso do mundo atende uma necessidade real e sua missão pós fracasso foi cumprida que era justamente (democratizar as comunicações baseadas em telefone) e teve sucesso porque foi capaz de capitalizar quase todas as tendências emergentes, como notificações, chamadas de vídeo e compartilhamento instantâneo de midias.

Porem a ideia original não era esta, entenda. Vamos a real História do WhatsApp.

A Real História do WhatsApp

O WhatsApp foi fundado em 2009 pela dupla Brian Acton e Jan Koum apos deixarem o Yahoo.

Logo no inicio do ano de 2009 Koum comprou um IPhone, este ainda estava no posto de maior inovação no mundo da tecnologia e começaram a surgir muitos aplicativos que enrriqueciam a usabilidade do aparelho. E Koum viu um grande potencial no aparelho.

A ideia original do WhatsApp era criar um aplicativo que mostrasse o Status ao lado dos nomes individuais dos usuários. Apesar de toda a experiência no ramo da Tecnologia ambos não tinham experiências para criar aplicativos IOS.

Então, foram apresentados a um desenvolvedor russo, Igor Solomennikov.

O início da jornada não foi tranquilo, mas eles abriram caminho como muitos outros  empreendedores de sucesso . Koum conseguiu desenvolver o aplicativo iOS e incorporou o ‘WhatsApp inc.’ na Califórnia em 24 de fevereiro de 2009

Logo de cara o aplicativo decepicionou e não agradou nem mesmo os mais chegados da dupla além é claro dos problemas relacionados a esgotamento da bateria, travamento do aplicativo etc.

Nesta época Koum começou a procurar emprego era o fim do sonho, a dupla havia fracassado.

“Você seria um idiota se desistisse agora. Dê-lhe mais alguns meses”.

A Apple garante o futuro do WhatsApp

Foi como uma luz no fim do Túnel ou uma estrela brilhando na noite mais escura. Em junho do mesmo ano a Apple lançou a atualização de notificações push. O motivo por trás dessa atualização foi lembrar os usuários quando eles não estão usando um aplicativo instalado.

Koum aproveitou esta atualização e criou uma nova função para o WhatsApp. Esta nova funcionalidade enviava notificações push aos amigos sempre que um usuário mudava de status no aplicativo.

Os amigos russos gostaram desta atualização e começaram a conversar pelo Status. Era uma conversa por mudanças de Status do tipo, – “Acordei tarde” ou “Não posso falar, estou na academia”.

Como a ideia do aplicativo viralizou Koun decide mudar o modelo de negócios do App nascendo assim o WhatsApp 2.0, onde era possivel enviar mensagens de texto instantâneas.

“Ser capaz de alcançar alguém do outro lado do mundo instantaneamente, em um dispositivo que está sempre com você, foi poderoso…”

Jan Koum

História do WhatsApp
História do WhatsApp

Os bilhonários do WhatsApp. Facebook compra a empresa

A Meta, antiga Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por nada menos que US$ 19 bilhões de dólares o que deixou muitos desacreditados uma vez que o App não tinha potencial para gerar lucro.

Mais tarde o Facebook confessou que a empresa via no WhatsApp seu maior concorrente, Naquela época, o Face tinha a missão de se tornar uma empresa voltada para dispositivos móveis e tornar as mensagens um serviço central. 

O Whatsapp era o maior concorrente do Facebook Messenger e até superava a subsidiária do Facebook quando se tratava de taxa de engajamento.

Mais tarde o Facebook descobre que seu maior concorrente ainda estava por vir. Instagram e Tik Tok

O Final da História do WhatsApp

A dupla permaneceu ainda na direção da emresa porem o desejo do Face ia contra os aspectos fundamentais do App e a disputa ocasionou com a saida da dupla do negócio.

0
Por favor deixe suas dúvidas e avaliações aquix