O Google Fotos adiciona recursos de IA para ‘remixar’ fotos em diferentes estilos, transformando fotos em vídeos
Publicado em por William M.
O app também vai concentrar suas ferramentas criativas — tanto as clássicas quanto as baseadas em IA — em uma nova aba chamada “Criar”. Nela, ficarão disponíveis os recursos recém-lançados e funções já conhecidas, como montagem de colagens, realce de vídeos e outras opções de edição.

Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos, o Google Fotos é um dos serviços de consumo mais populares da empresa, e agora coloca a inteligência artificial ao alcance de ainda mais pessoas. Isso não só democratiza o acesso às novas tecnologias, como também fornece ao Google uma base massiva de dados de uso para aperfeiçoar suas soluções.
A companhia ressalta, porém, que as novidades ainda são experimentais. Por isso, pedirá aos usuários que deem feedback em forma de “curtir” ou “não curtir” nas imagens e vídeos gerados, ajudando a refinar tanto os resultados quanto a experiência geral.
Um dos grandes destaques é o recurso de foto para vídeo, semelhante ao que já existe no Gemini e que também estreia no YouTube. Ele permite criar pequenos vídeos a partir de fotografias usando o modelo Veo 2. Nos últimos anos, apps como o MyHeritage popularizaram a ideia de animar retratos antigos de família. Agora, essa funcionalidade passa a ser integrada e alimentada por IA diretamente no Google Fotos.
Depois de escolher uma imagem, o usuário pode selecionar entre dois comandos — “Movimentos sutis” ou “Estou com sorte” — para gerar um clipe de até seis segundos. Esse recurso já começou a ser disponibilizado nos EUA para Android e iOS.
Outra novidade é o Remix, baseado no modelo Imagen AI, que possibilita transformar qualquer foto da galeria em diferentes estilos com apenas alguns toques. Esse recurso também será liberado em breve nos EUA para dispositivos Android e iOS.
Assim como em outras ferramentas do Google, os resultados terão a marca d’água SynthID invisível, que identifica imagens e vídeos criados por IA. No caso dos vídeos, haverá também uma marca d’água visual, nos mesmos moldes dos conteúdos gerados pelo Gemini.
A nova aba Criar começará a chegar aos usuários norte-americanos em agosto, com a promessa de evoluir continuamente, recebendo novos recursos, experimentos e aprimoramentos ao longo do tempo.
Essas adições ao Google Fotos acompanham as atualizações no YouTube Shorts, que passa a oferecer sua própria função de foto para vídeo e novos efeitos baseados em IA com o Veo 2. Segundo o Google, o Shorts terá acesso ao modelo Veo 3 ainda neste verão.