Avançar para o conteúdo

O que é WhatsApp Clonado? Como evitar

Você sabia que o WhatsApp pode ser clonado? Neste exato momento suas mensagens, fotos, vídeos podem estar indo para o celular de outra pessoa. Veja neste artigo como evitar que seu WhatsApp seja Clonado, Como saber se o WhatsApp Foi Clonado e como recuperar caso já tenha acontecido.

O Que é a Clonagem do WhatsApp

Um dos aplicativos mais utilizados do mundo vem sendo alvo de ações criminosas. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem enviar e receber mensagens, fotos e vídeos aos contatos pelo WhatsApp da vítima

O WhatsApp é clonado quando alguém toma posse da conta de um individuo sem que o mesmo tenha conhecimento e passa a interagir com os contatos se passando por ela. Geralmente com a intenção de pedir dinheiro.

Existem casos de pais ou Conjuges que clonaram o WhatsApp de seus filhos ou parceiro para verificar o comportamento nas redes sociais.

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

Por segurança o WhatsApp sempre notifica o usuário sobre uma ativação de conta em outro aparelho isso se da por um código enviado via SMS. Caso tenha recebido uma ligação de alguém solicitando um código é bem provável que seu aparelho tenha sido ativado em outro celular.

Outra medida de segurança é que o aplicativo não permite que dois perfis sejam criados com o mesmo número em dois aparelhos diferentes. Então caso alguém ative sua conta em outro aparelho o seu ficaria inativado. Eu disse ficaria, pois atualmente existem centenas de aplicativos como o WhatsAppGb que possibilita que um único telefone tenha várias contas de WhatsApp.

Então fique atento a mensagens desconhecidas sendo enviadas para seus contatos ou mensagens lidas antes de você.

Você já deve ter visto algum golpe do tipo: seus contatos recebem uma mensagem de uma conta cujo número é desconhecido e utiliza sua foto. O golpista avisa que você trocou de número e que, a partir daquele momento, vai responder por ali. Não demora muito para que seja requisitada alguma quantia em dinheiro

Como evitar a Clonagem de WhatsApp

A equipe de tecnologia e segurança do WhatsApp recomenda 3 dicas para evitar que seu aparelho seja clonado. Veja a seguir:

1- Nunca compartilhe o código de registro de 6 dígitos que você recebeu por SMS

2- Ative a confirmação em duas etapas

3- Proteja suas informações:
3.1 Permita que apenas seus contatos vejam sua foto de perfil
3.2 Desconfie de pessoas pedindo dinheiro
3.3 Sempre confirme a identidade da pessoa antes de transferir dinheiro
3.4 Ao salvar seus contatos evite evidenciar graus de parentesco ou de afinidade: Mãe, Pai, Amor, Filho etc.

Como recuperar a Conta Clonada ou Roubada

Se você suspeita que alguém esta utilizando sua conta, ou seja, sua conta foi Clonada ou Roubada notifique imediatamente seus contatos informando o ocorrido para evitar golpes pois esta pode se passar por você em conversas individuais ou em grupos.

Em seguida recupere a sua conta seguindo estes passos:

Se sua conta do WhatsApp foi roubada seu aplicativo não irá funcionar pois o WhatsApp apenas permite uma conta por Telefone então caso alguém tenha ativado em outro aparelho o seu ficaria bloqueado. E em seu aparelho o app ficaria desta forma, veja a imagem.

whatsapp clonado

Mas para recuperar é simples, basta clicar em confirmar e em seguida informar seu número e digitar o código de confirmação enviado por SMS. Em alguns casos será necessário esperar 7 dias para ter sua conta novamente, mas fique tranquilo no momento que ativar em seu celular o WhatsApp do meliante será bloqueado.

0
Por favor deixe suas dúvidas e avaliações aquix