Avançar para o conteúdo

Como ativar mensagem autodestrutiva WhatsApp?

Como ativar mensagem autodestrutiva WhatsApp? Veja detalhes desta funcionalidade do WhatsApp, como ativar e utilizar este recurso essencial do WhatsApp.

O aplicativo WhatsApp passa por constantes atualizações, e assim fica difícil acompanhar as novas funções, que acabam passando despercebidas.

Veja também: WhatsApp da Vivo

O recurso de mensagem autodestrutiva é um exemplo, já que é uma função que está disponível desde novembro de 2020.

Não é um recurso novo no mercado, já que o Snapchat e o Telegram também utilizam esse tipo de mensagem.

Por isso é importante entender como ele funciona, e principalmente, como você pode usar esse recurso.

As mensagens autodestrutivas é um recurso que permite que você envie uma mensagem que vai desaparecer depois de um tempo.

Se essa função for ativada, as mensagens de um chat privado ou de um grupo vão desaparecer depois de sete dias.

É importante ressaltar que só as mensagens serão afetadas a partir da ativação do recurso, o histórico da conversa não.

Em um chat privado, os dois usuários podem ativar ou desativar as mensagens autodestrutivas. Já nos grupos, somente os administradores podem ativar essa função.

Uma vez habilitada a função, independente se o usuário entrar no WhatsApp ou não, as mensagens vão ser apagadas depois dos sete dias, mas mesmo assim elas vão aparecer na barra das notificações até que elas sejam abertas.

Se a pessoa responder uma mensagem autodestrutiva, puxando ela, o texto vai ficar acima da resposta e vai poder ser visto mesmo após os sete dias.

Ainda, se a mensagem temporária for enviada em uma conversa que as mensagens autodestrutivas estão desativadas, o texto não desaparecerá para onde foi encaminhado.

Mensagens Autodestrutivas e o Backup

Mas e no caso de backup? Bom, as mensagens autodestrutivas são incluídas normalmente, mas serão deletadas quando a pessoa restaurar o backup após estourar o tempo de sete dias.

Mesmo assim, é possível tirar print das mensagens antes que elas desapareçam.

Se a função de mensagens autodestrutivas estiver ativada, ela também vale para arquivos de mídia, ou seja, depois de sete dias vão desaparecer fotos, arquivos, e tudo o que for enviado. Mas se você utilizar o download automático, os arquivos vão continuar salvos no seu celular.

Como ativar a função de mensagem autodestrutiva no WhatsApp

Para ativar a função, abra o whatsapp e escolha o chat ou grupo que deseja ativar as mensagens autodestrutivas.

Dê um toque no nome do contato ou do grupo e desça um pouco até a opção “mensagens temporárias” e toque nela.

Para ativar o recurso, escolha a opção “ativadas”. Vai aparecer um relógio próximo à foto do perfil ou do grupo. É importante avisar a pessoa que está no chat com você que você habilita esse recurso.

Para desabilitar o recurso, é só fazer o mesmo procedimento, só que dessa vez, você deve escolher a opção “desativadas”.

Esse passo a passo também serve para a versão Web do WhatsApp.

No início, esse recurso era disponível apenas para 7 dias, mas com as últimas atualizações agora é possível escolher entre 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

Conforme dissemos acima, há alguns detalhes que é preciso lembrar ao usar o recurso:

 – se o usuário que recebeu a mensagem não abrir o WhatsApp por sete dias, a mensagem desaparecerá mesmo assim, mas ainda poderá ser vista na parte de notificações do sistema.

 – ao responder uma mensagem autodestrutiva, ela ainda aparecerá nas “citações” da conversa.

 – se a mensagem for encaminhada, ela ainda aparecerá nas “mensagens encaminhadas”

 – se o usuário criar um backup do WhatsApp antes da mensagem autodestrutiva aparecer, ela fará parte do backup, mas logo que o backup for restaurado, ela será apagada.

Ainda, mesmo que essa função faça parte do recurso “privacidade”, mas mensagens autodestrutivas ainda podem ser capturadas através de prints, diferente do que acontece com o Telegram.

O contador das mensagens temporárias é contínuo e vale mesmo que você não use o WhatsApp no período, com as seguintes ressalvas: os encaminhamentos para outras conversas não são apagados e as respostas ao recado original não somem, mesmo que ele seja deletado.

A pré-visualização em forma de notificações também funciona normalmente, e arquivos de mídia poderão sumir do whatsapp mas continuarão baixados no seu aparelho se você habilitar essa função.

O WhatsApp alerta ainda que você deve usar esse recurso somente com pessoas nas quais você confia, pois ela pode ser útil para a troca de informações sensíveis e privadas. 


Discover more from Chama no ZAP

Subscribe to get the latest posts to your email.