Avançar para o conteúdo

O que é Omegle e como utilizar

Você já ouviu falar do Omegle? Lançada em 2009, a plataforma conquistou o público para a troca de mensagens com usuários desconhecidos e ainda sem a necessidade de cadastro diferente de outras plataformas como o Telegram.

Na pandemia de estar em casa com tanto tempo ocioso e não poder sair no fim de semana, o Omegle ganhou força e se popularizou em 2020 por ser visto como uma forma de socializar e passar menos dias solitários em quarentena. Tanto que influenciadores digitais e pessoas famosas usaram a plataforma para encontrar fãs.

No Brasil, Omegle foi o mais pesquisado no Google em abril de 2020 e continua sendo um dos interesses mais quentes das pessoas desde então. de acordo com dados do Google Trends.

Embora configurado para o inglês, o portal possui tradução automática. Isso permite que usuários brasileiros que não falam nenhuma outra língua também desfrutem de conversas com outros falantes de português. Omegle é compatível com dispositivos móveis, por isso não há aplicativo para Android ou iPhone (iOS).

É importante destacar que o Omegle é um site destinado ao publico adulto, porém pode ser utilizado por crianças a partir de 13 anos com a supervisão dos pais ou responsáveis.

Você já ouviu falar do Omegle?  Lançada em 2009, a plataforma conquistou o público para a troca de mensagens com usuários desconhecidos e ainda sem a necessidade de cadastro diferente de outras plataformas como o Telegram.

Como funciona o Omegle?

Não há necessidade de se registrar ou inserir detalhes como nome e idade. Basta ir ao site e iniciar uma conversa com novos amigos em potencial. No entanto, existe o problema de você não ter que escolher com quem falar porque os chats são criados automaticamente e você só pode escolher os tópicos de seu interesse.

No Omegle não é possível adicionar uma foto ou um apelido. Seu nome durante o chat é você e seu novo amigo desconhecido é Stranger. Assim, você nunca sabe quem vai conhecer. O site funciona na versão web do navegador, podendo ser do computador ou do celular. O acesso é gratuito.

Interface do usuário e facilidade de uso :

Por mais interessante que seja o site Omegle, ele não parece muito atraente. Mesmo que seja antigo, o visual e a sensação remetem a algo que foi desenvolvido nos anos 90.

A interface é simples, com um layout repleto de elementos, com botões grandes e cores muito chamativas. A facilidade de uso é normal, pois o site é limitado em suas funções. Além disso, existem algumas opções de bate-papo listadas no meio da tela inicial, então não é muito difícil.

Omegle: o que é e como funciona :

Omegle é um site que permite conversar com pessoas de forma aleatória, bastando um computador e uma ligação à Internet.

Em torno da plataforma, você precisa entrar no site e encontrar a caixa Iniciar bate-papo que aparece no canto inferior direito do site.

Logo abaixo da seção Iniciar bate-papo, você pode escolher se prefere falar apenas por texto ou se prefere. Se estiver usando uma webcam, você decide se deseja ligar o computador câmera ou não.

Depois de selecionar a opção desejada, você será levado a uma sala de chat. Neste ambiente online, tudo o que eles têm é você e outra pessoa escolhida aleatoriamente em todo o mundo.

Como usar o Omegle com segurança :

Se você está procurando se preparar para uma conversa e realmente não sabe o que dizer para pessoas que você não conhece,

É correto dizer que é muito provável que a pessoa do outro lado não fale português porque estás ligado a alguém de todo o mundo, por isso prepara-te para alguns improvisos. Observe também que há uma opção de escolher o idioma no qual a conversa será realizada. Porém, o que realmente acontece é que o site conecta você aleatoriamente a alguém mas usa o google tradutor para retransmitir mensagens para o idioma selecionado, já que este sistema é automático, às vezes acontece que a tradução não é muito coerente o que aquela conversa um pouco mais difícil.

Não se preocupe porque durante a conversa você não poderá adicionar uma foto de perfil ou até mesmo alterar seu nome de usuário. Portanto, em todas as conversas no Omegle, você é sempre você e a outra pessoa é o estranho (desconhecido). Essa impessoalidade fornecida pelo site significa que a pessoa do outro lado da conversa não tem como saber nada sobre você além do que você quer dizer a si mesmo. Da mesma forma, a pessoa com quem você vai falar será escolhida aleatoriamente, sem nenhuma informação sobre quem você é, o que significa que você nunca sabe em quem vai cair e também não tem como descobrir o que está acontecendo durante o bate-papo.

Como o Omegle garante que ninguém receba informações sobre você, tome cuidado para não incluir nenhum dado importante no final, afinal, você não sabe quem é a pessoa do outro lado da chamada e fornecer dados para estranhos pode ser bem perigoso. O site garante privacidade, mas também cabe aos usuários saber o que dizer e o que não dizer para evitar que se envolvam em situações perigosas. O motivo ou a curiosidade de querer falar com outra pessoa é muito simples: basta clicar em Avançar e outra pessoa se sentirá atraída para falar com você. Você pode iniciar quantas conversas quiser sem que o site imponha um limite.

Tags no Omegle

Uma das dicas para usar o Omegle que pode nos ajudar muito é que existe um recurso muito interessante no site: tags. Esse mecanismo atua como um filtro para você procurar pessoas com interesses em comum para que seja mais fácil para você garantir que suas conversas na plataforma sejam interessantes, ou pelo menos um pouco mais fáceis de desenvolver.

Não entendeu muito bem como as tags funcionam? Vamos explicar com um exemplo: se você inserir a tag futebol, você será atraído por pessoas que usam a mesma palavra que interesse, ou seja, pessoas que querem falar sobre esse assunto também.

É interessante que você não só encontre os mesmos gostos, mas também encontre pessoas da mesma língua ou nacionalidade, por exemplo quando você usa uma palavra em português, além disso, é sempre mais fácil iniciar uma conversa com quando sabemos que estamos com alguém, alguém tem menos uma coisa em comum com a outra pessoa.

Para escolher uma tag e encontrar pessoas que têm algo em comum com você, basta ir à página inicial do Omegle e você verá uma caixa de texto ao lado da opção iniciar bate-papo. A partir daí, basta inserir qualquer tópico sobre o qual deseja conversar e selecionar para iniciar o bate-papo. Se você não conseguir encontrar ninguém ou quiser mudar de assunto, basta voltar à página inicial do site e inserir um novo termo, o que você pode fazer quantas vezes quiser.

Cuidado e segurança :

Se você encontrar conteúdo impróprio, pode denunciá-lo ao site, o que resultará na suspensão do usuário responsável pelo conteúdo. Outro problema a ser observado é que a pessoa com quem você está conversando pode estar gravando o vídeo da sua webcam.

Por fim, como já é prática comum em salas de chat, é importante lembrar que muitas pessoas podem não ser verdadeiras ou mentir por diversão, mas seguindo todas as regras.

Como sou banido do Omegle?

Se uma pessoa for denunciada por conteúdo impróprio ou qualquer outro motivo, a maneira mais fácil de recuperar o acesso ao Omegle é alterar seu endereço IP. Isso porque VPNs são ferramentas projetadas para alterar seu endereço e permitir que o usuário remova o banimento. O ideal é esperar alguns dias para voltar.

Algumas alternativas ao Omegle

O curioso é que o Omegle não está sozinho quando se trata de plataformas que oferecem a possibilidade de conversar com estranhos sem ter que se registrar ou se identificar.

São algumas alternativas como o Stranger MeetUp que possui um chat de texto e de acesso muito fácil sem poder selecionar os temas que deseja ou mostrar o país do usuário na tela de conversa.

Liste alguns sites úteis que você pode usar e que possuem funcionalidades muito semelhantes à plataforma:

OmeTV

Ome TV, por outro lado, pode se lembrar do nome Omegle, mas não tem nada a ver com isso. Ome TV solicita informações sobre o país do usuário e as conversas são apenas de vídeo.

Ablo

Ablo é para conectar e conversar com pessoas aleatórias com um recurso de tradução em tempo real.

Lingbe

Lingbe é a oportunidade de praticar o domínio de outro idioma. O aplicativo conecta pessoas que são falantes nativos ou que desejam praticar outro idioma por meio de conversas de bate-papo ou telefonemas.

Tiya

É um aplicativo de bate-papo por voz que possibilita encontrar amigos e estranhos com os mesmos interesses. Você pode jogar, bater um papo, fazer amigos e ainda se divertir 24 horas.

Yubo é uma plataforma onde você pode fazer novos amigos ao longo da vida e interações. Tudo é baseado nos seus próprios interesses, basta entrar em uma comunidade e socializar no chat.

0
Por favor deixe suas dúvidas e avaliações aquix